Quinta de Joaquim Ribeiro de Carvalho

Joaquim Ribeiro de Carvalho nasceu em Arnal no concelho de Leiria, em 1880.
Torna-se militante da Carbonária. Republicano, participa na implantação da República, sendo um dos homens que em 1910, da varanda da Câmara de Lisboa, proclamaram a República. No novo regime ocupou vários cargos, entre os quais, o de deputado do Partido Liberal (entre 1911 e 1925).
Adquiriu a Quinta da Bela Vista, no Cacém, onde mandou construir uma casa, que inicialmente era utilizada aos fins-de-semana, depois, já no final da sua vida, passou a utilizá-la em permanência. Na Quinta existiu uma vinha e durante vários anos Ribeiro de Carvalho produziu o seu próprio vinho.
A quinta está a ser preparada para ser um Parque Urbano do Cacém. Está a ser tratada através do Programa Polis, uma vez que a quinta pertence à Câmara Municipal de Sintra. A casa ainda não pertence. É de um particular e tendo a esperança que dia, menos dia venha a pertencer à Câmara. A ideia é integrar a Casa Ribeiro de Carvalho num pólo cultural com um pequeno auditório, uma sala para exposições e ter duas ou três salas com o espólio do Ribeiro de Carvalho que a própria família está disponível para doar à Câmara.